Curta nossa página no facebook

Cirurgia

A Cirurgia Oral é a especialidade da Odontologia dedicada ao tratamento de alterações, lesões e patologias dos dentes e da face, desde a extração de dentes inclusos, como o siso, redução do freio labial ou lingual (frenectomia), até a colocação de enxertos ósseos a colocação de implantes. A correção das alterações e patologias da cavidade oral possibilita a melhora das funções fonéticas, de mastigação e deglutição.

Remoção do siso

Conhecido como “dente do juízo”, os dentes do siso são os últimos molares a romperem na cavidade oral. Muitas vezes, nascem com algum problema que pode impactar no desenvolvimento saudável dos outros dentes. Para evitar que isso aconteça e prejudique a saúde bucal, o cirurgião- dentista recomenda a sua extração. O procedimento é tranquilo, porém, as recomendações feitas pelo dentista no pós-operatório devem ser seguidas fielmente para que nenhum risco de infecção ocorra após a extração.

Frenectomia

A Frenectomia é a cirurgia que reduz o freio labial, pequeno tecido que une o lábio a gengiva (superior ou inferior) ou o freio lingual, que une a língua ao assoalho da boca. Em algumas pessoas, o freio labial ocasiona um espaçamento entre os dentes por estar em um tamanho aumentado, diferente do normal. Esse tipo de freio também pode provocar problemas periodontais, bem como acumular resíduos. Simples, a cirurgia é feita no próprio consultório quando parte desse freio é removido e a região suturada. A Frenectomia não garante, porém, que o espaçamento se fechará sozinho. Se isto ocorrer, o uso de aparelho ortodôntico ou o aumento da coroa dos incisivos serão necessários para corrigir o problema. No freio lingual, conhecido popularmente como “língua presa”, esse tecido pode trazer sérios problemas de fonação e deglutição, além é claro, do problema psicológico que pode causar, pois geralmente a pessoa é alvo de piadas e brincadeiras de mau gosto. Após a cirurgia, que também é realizada em consultório, o acompanhamento de um fonoaudiólogo é indicado ao paciente, pois alguns músculos de sua boca poderão estar atrofiados e necessitarão de exercícios para melhorar a tonicidade da língua e corrigir a fala, se necessário.

A Sorrile liga para você!